InícioPOLÍTICAProjeto no Senado propõe fundo para compensar prejuízos com apagão no Amapá

Projeto no Senado propõe fundo para compensar prejuízos com apagão no Amapá


source
Pessoas no meio da rua no Amapá ao redor de fogueira
Rudja Santos/Amazônia Real

Crise de energia no Amapá, apagão em Macapá

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) apresentou um Projeto de Lei (PL) para criar um fundo de compensação para o Amapá para ressarcir os prejuízos da população pela falta de energia . Nas últimas semanas, moradores do estado sofrem com a comida que estraga e eletrodomésticos danificados, além dos comerciantes estarem perdendo seus estoques por falta de refrigeração.

“A queda de energia gerou diversos prejuízos à população. Pequenos comerciantes, donos de pequenas panificadoras, perderam toda a sua produção. Os pequenos donos de sorveteria tiveram prejuízos incontáveis e os próprios cidadãos perderam tudo que estava na geladeira. Fora os danos que foram causados eletrodomésticos”, disse o parlamentar.

Segundo Rodrigues, muitas dessas pessoas ainda terão que conviver no final do mês com a cobrança de uma taxa abusiva de geração de energia elétrica. Ele relatou também que houve aumento nos casos de diarreia e vômito pela ingestão de água não potável. Essa distribuição também foi afetada pela falta de energia.

Para evitar que a situação se repita em outros estados, a proposta determina define recursos para compensar os danos causados à população em decorrência de falhas no fornecimento de energia elétrica.

“O caos que estamos vivendo no Amapá pode ocorrer com qualquer cidadão brasileiro, de qualquer canto do País. A população não pode ficar a mercê, desamparadas enquanto ocorrer um caos. As populações têm que ser assistidas em um momento como esse. Apelo para que todo Brasil olhe para o Amapá”, completou Rodrigues.

Os recursos do fundo de compensação para o estado do Amapá viriam de condenações judiciais por danos coletivos ou de acordos extrajudiciais com empresas de transmissão ou distribuição de energia, além de créditos adicionais da união e título ações e entidades públicas e privadas.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA