InícioPOLÍTICAJoice e Orlando Silva vão à Justiça contra lives de Bolsonaro pedindo...

Joice e Orlando Silva vão à Justiça contra lives de Bolsonaro pedindo votos


source
Bolsonaro diz querer um sistema eleitoral mais confiável para 2022
Reprodução YouTube

Bolsonaro diz querer um sistema eleitoral mais confiável para 2022

Joice Hasselmann (PSL) e Orlando Silva (PC do B), candidatos à prefeitura de São Paulo, entraram com ações na Justiça Eleitoral pedindo que  Jair Bolsonaro seja proibido de usar suas ‘lives’ para fazer campanha eleitoral para candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais.

Na última quinta (5), Bolsonaro havia prometido fazer um ” horário eleitoral gratuito ” nesta segunda (9) em uma das tradicionais lives feitas por ele durante a semana.

Entre os candidatos abertamente apoiados pelo presidente estão Marcelo Crivella (RJ) e Celso Russomanno (SP), ambos do Republicanos. Os candidatos não lideram as pesquisas eleitorais e tentam uma ida ao segundo turno das eleições.

Nas ações, é afirmado que Bolsonaro cometeu abuso de poder político ao usar a máquina pública em prol de candidaturas do seu agrado, já que os vídeos foram gravados de dentro do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.

“Tal ferramenta, a live, ganhou tamanha projeção, que o Presidente da República passou a utilizá-la para, efetivamente, fazer dela seu principal meio de comunicação com a população brasileira. Sempre acompanhado de Ministros de Estado, ou uma outra autoridade, o que imprime um tom mais oficial ao programa, a live alcança gigantesca repercussão, sendo, usualmente, fonte de notícia para jornais, rádios e redes de televisão de grande audiência no país”, é dito na ação dos advogados que representam Orlando Silva.

Além das ações dos políticos, a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio conseguiu em apoio do Ministério Público estadual a abertura de uma investigação para apurar se a transmissão do presidente é ilegal, já que ele vem usando suas redes sociais como rede de comunicação institucional do governo.



Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA