Apesar da recente investida no Nordeste , a fim de inaugurar obras herdadas e tentar se cacifar politicamente na região, o presidente Jair Bolsonaro (foto) priorizou o Sul do país na hora de assinar novos contratos de infraestrutura.
Quase 30% dos 2,6 bilhões de reais em contratações feitas pelo ministério comandado por Tarcísio de Freitas desde o início da atual gestão foram direcionados aos estados da região onde Bolsonaro teve votação expressiva nas eleições de 2018 e derrotou com sobras o petista Fernando Haddad.
A maior parte dos recursos, cerca de 550 milhões de reais, foi para obras viárias no Rio Grande do Sul, estado mais beneficiado do país com novas obras do governo federal.
A última contratação, assinada em maio pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, o DNIT, foi para melhorias na BR-472, que cruza o interior gaúcho e é considerada a mais perigosa da região.
O valor repassado ao Rio Grande do Sul é maior do que a soma dos recursos destinados para obras viárias em outros 14 estados. O segundo estado mais beneficiado pelos novos contratos de infraestrutura da gestão Bolsonaro foi Minas Gerais, com 383 milhões de reais de janeiro de 2019 a julho de 2020.
Fonte: Crusoé