O Instituto atende, em média, 7 mil pacientes ao mês e realiza, por dia, cerca de 300 cirurgias, 300 radioterapias e 120 quimioterapias. Conta com uma equipe de 620 profissionais e 75 leitos exclusivamente para atendimento ao SUS ” Sistema Único de Saúde, não atendendo convênios privados,
Segundo o diretor geral do instituto, Dr. Pascoal Marracini, “as emendas têm sido um ponto de equilíbrio para o instituto, como forma de suplementação à baixa remuneração do SUS, cuja tabela está totalmente defasada”.
O Instituto de Câncer Dr. Arnaldo é classificado pelo Ministério da Saúde como referência máxima em Oncologia e coordena quatro unidades avançadas na Grande São Paulo e Baixada Santista.
Durante visita ao instituto, Ataide Teruel constatou que as demandas tanto de seu presidente, Sr. Antônio Martins da Silva Neto, quanto do diretor geral, relacionadas à manutenção das atividades do hospital são procedentes. A instituição, que é a mais antiga no tratamento de câncer no Brasil, tem toda sua receita advinda exclusivamente da remuneração do SUS e as indicações de emendas parlamentares são fundamentais para o Instituto continuar atendendo seus pacientes com a qualidade requerida.
A emenda de nº 2019.189.010-0 SANI 9346 foi publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de junho e os recursos já foram encaminhados para a entidade.