O pedido está na Indicação 3.032/2020, protocolada na Alesp em julho e conta a história do imóvel e ressalta sua importância histórica.
“Nosso mandato foi procurado pelo companheiro de partido João Paulo Fernandes Filho, que é servidor público e morador da cidade de Guarujá há 50 anos, falando da importância do Casarão Santa Emília e da necessidade de recuperação e preservação desse imóvel pelo Condephaat. É um espaço que conta a história da cidade e de seu povo e que não pode ficar abandonado e esquecido”, falou a deputada.
O Casarão Santa Emília tem estilo neoclássico e foi construído em 1790, época anterior a fundação da Vila Balneária, e que marcou a transformação do município em cidade turística.
No início dos anos 2000, houve movimentação local que defendia o tombamento pelo Condephaat, mas o processo não foi adiante. “Esperamos a atenção do Governo do Estado para esse patrimônio histórico, para a preservação da história do litoral paulista e das riquezas culturais da cidade de Guarujá”, reforça Márcia Lia.