Coimbra afirma que a indicação tem como objetivo dar andamento à adesão das cidades do Vale do Paraíba ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) do Ministério da Educação. “A implantação desse programa é de extrema importância para os municípios e vai contribuir para a melhoria do nível educacional e desenvolvimento social de crianças e jovens. Nas escolas que adotam esse modelo, as notas do IDEB são superiores e há ainda a redução dos casos de violência escolar”, argumenta o parlamentar.
Segundo o deputado, que preside a Frente Parlamentar pela Criação das Escolas Cívico-Militares no Estado de São Paulo, o projeto prevê a cessão de militares reformados para cuidar da parte disciplinar e apoiar as ações administrativas. “É importante ressaltar que toda a parte pedagógica continua sendo de responsabilidade dos professores e das secretarias de Educação”, finaliza.
O Ministério da Educação já liberou R$ 54 milhões para o programa. O dinheiro deverá ser investido no pagamento de pessoal em algumas instituições, na infraestrutura, compra de material escolar, reformas, entre outras intervenções.