Além do balanço sobre as ações desenvolvidas pela pasta ao longo dos últimos meses, os participantes discutiram os desafios e as perspectivas para o turismo em São Paulo no pós-pandemia. As alternativas para atrair mais visitantes para o Estado, como a criação de novos Municípios de Interesse Turísticos, e as políticas públicas de fomento para o setor, como desoneração tributária, também foram tema da reunião.
Durante a apresentação, o secretário disse que, como o turismo representa cerca de 9% do Produto Interno Bruto de São Paulo, a retomada da economia paulista depende da formulação de propostas que estimulem a circulação de pessoas no Estado, explorando a infraestrutura e o patrimônio histórico encontrados aqui.
“A redução do ICMS cobrado sobre o querosene de aviação é um exemplo que precisamos seguir. No ano passado, o turismo cresceu cerca de 5% porque novas rotas de voos foram abertas e 50 mil empregos diretos e indiretos foram gerados”, explicou, ao citar a Lei 17.100, aprovada pela Alesp em 2019.
O deputado Sergio Victor (NOVO) demonstrou preocupação com a situação financeira dos donos de bares, restaurantes e hotéis que estão fechados devido a pandemia de Covid-19. “O Estado não tem condição de atender a todos, mas precisamos olhar com mais carinho para esse setor porque daqui a pouco não teremos tantas empresas abertas para implementar todos os nossos planos para o setor turístico”, afirmou.
O deputado Paulo Fiorilo (PT) também falou sobre o papel do Poder Público na retomada econômica. “O Estado tem preparação maior que a iniciativa privada para criar mecanismos capazes de incentivar a geração de emprego e a recuperação da economia”, argumentou.
Em resposta, Vinicius Lummertz disse que “o papel do Estado tem que aumentar em um momento como esse, apesar das limitações. De agora em diante nós precisaremos ter um Estado ajudando a criar eficiência na sociedade. Despoluir um grande rio em São Paulo, por exemplo, melhora o saneamento básico da região e, ao mesmo tempo, estimula a circulação de pessoas naquele lugar. É essa a equação que devemos seguir”.
Na próxima reunião da Comissão de Atividades Econômicas, marcada para 1/7 às 10h, os deputados deverão ouvir a prestação de contas do secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.
Além dos já citados, também participaram do encontro de hoje os deputados Carla Morando, Carlão Pignatari, Conte Lopes, Frederico D”Ávila, Paulo Fiorilo, Sérgio Victor e Sebastião Santos.