A deputada Janaína Paschoal (PSL), organizadora do evento, explicou que o debate não teve como objetivo necessariamente definir ou não a extinção, “mas servir também para aprimorar a atuação do órgão”.
Para o deputado Frederico D’Avila (PSL), autor do Projeto de Lei Complementar 31/2019, que extingue a ouvidoria da Polícia do Estado e cargos na Secretaria da Segurança Pública, “desde a sua criação, a ouvidoria se tornou um espaço dominado por alguns partidos que pré-julgam as ações dos agentes de segurança pública”.
Contrário à proposta de extinção, Benedito Mariano, que foi o primeiro ouvidor das polícias no estado e atualmente é secretário de Segurança Urbana de São Bernardo do Campo, argumentou que “a ouvidoria é uma conquista democrática por ser um espaço institucional e fazer um controle social das polícias”.
João Camilo, secretário estadual de Segurança Pública, elogiou a iniciativa em promover o evento. “É muito bom uma Casa deLeis receber as pessoas para debater propostas importantes como essa”, afirmou.