InícioPOLÍTICA SPPrimeiro secretário quer o fim de copos plásticos na Assembleia Legislativa

Primeiro secretário quer o fim de copos plásticos na Assembleia Legislativa


O 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Enio Tatto (PT), apresentou o Projeto de Resolução (PR) 20/2020 que institui o Programa Adote uma Caneca no âmbito interno do Poder Legislativo estadual para estimular a não utilização de copos plásticos descartáveis.

A proposta, de acordo com o parlamentar, tem como principal objetivo estimular servidores e parlamentares a praticarem o consumo consciente dentro do Poder Legislativo.

Conforme o artigo 3º do PR, a Assembleia Legislativa deverá substituir os copos descartáveis por recipientes de maior durabilidade, como canecas ou copos de vidro, de alumínio e/ou de plástico rígido.

“Os estoques de copos plásticos descartáveis existentes deverão ser disponibilizados para uso imediato, sem a possibilidade de aquisição ou compra para reposição”, comenta Enio Tatto.

O deputado do PT lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que o plástico representa 80% do lixo do oceano. “Além disso, estudos da Equipe de Impacto Ambiental da UNESP estimam que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente”.

Para reverter essa situação, segundo Tatto, é preciso colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem desses materiais. “Foi a partir desses conceitos, que algumas instituições de ensino brasileiras tomaram iniciativas para diminuir o consumo de copos descartáveis”, conclui o parlamentar.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA