InícioPOLÍTICA SPParlamentares abordam temas relacionados ao interior do Estado de São Paulo na...

Parlamentares abordam temas relacionados ao interior do Estado de São Paulo na tribuna da Alesp


Possíveis alterações nas Casas da Agricultura e projeto de lei sobre venda de produtos na beira de rodovias foram alguns dos temas abordados na tarde desta quinta-feira (29/10) pelos deputados estaduais paulistas.

O deputado Coronel Telhada (Progressistas) iniciou os discursos informando que participou de reunião na Associação dos Sargentos e Subtenentes da Polícia Militar. “Fui convidado pelo candidato a prefeito de São Paulo Arthur do Val para fazer o plano de segurança do governo dele”, afirmou o parlamentar. “São Paulo merece uma Guarda Municipal atuante”.

A venda de produtos em beira de estrada é objeto do Projeto de Lei 994/2019, de autoria do deputado Sergio Victor (Novo). A legislação atual autoriza apenas a venda de produtos hortifrutigranjeiros e plantas ornamentais e frutíferas na beira das estradas. O projeto propõe a ampliação de produtos que podem ser comercializados, com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A deputada Janaina Paschoal (PSL) participou de reunião com a Secretaria de Logística e Transportes, o DER e assessoria dos deputados Sergio Victor e Leticia Aguiar para tratar do tema. “As equipes passaram alguns apontamentos referentes ao projeto do colega Sergio Victor”, comentou Paschoal. “Vamos juntos aprimorar o texto e pedir ao presidente da Casa para pautar esse projeto com urgência para que as pessoas possam continuar trabalhando nas estradas do Estado de São Paulo”. A parlamentar ressaltou que a única exigência feita é a proibição de venda de bebidas alcóolicas de consumo imediato.

Encontram-se espalhadas pelo interior do Estado as Casas da Agricultura, vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Segundo o deputado Castello Branco (PSL), o governo pretende reestruturá-las. “Essa reforma tem preocupado os técnicos e agricultores. O governo paulista propõe digitalizar os serviços e substituir 594 Casas da Agricultura por apenas 16 escritórios de Defesa Agropecuária e outros 16 de Desenvolvimento Rural”, comentou. Castello Branco considera que as Casas da Agricultura auxiliam os pequenos produtores rurais. “A Casa da Agricultura oferece aos pequenos produtores serviços administrativos, fiscais e consultoria de veterinários e agrônomos, tudo de graça, para incentivar a produção no campo. A nossa pujança no agronegócio vem muito desses cem anos de trabalho”.

Em seguida, o deputado Frederico d”Avila (PSL) criticou a situação de estradas na região de Itapetininga. “Estive no dia 26 de junho de 2019 na SP-268, que ainda é de pavimento de terra”, observou. De acordo com Avila, a situação continua a mesma nessa estrada. “Em junho de 2019 não tinha Covid-19 e o estado dizia que não tinha recursos. Agora tem impostos majorados pelo 529 e estão dizendo que não tem dinheiro para fazer esse tipo de obra. Então concessionem a estrada, chamem a iniciativa privada”, finalizou.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA