InícioPOLÍTICA SPIsenção fiscal para empresas que doarem materiais para as eleições 2020 vira...

Isenção fiscal para empresas que doarem materiais para as eleições 2020 vira lei


Aprovada pelos deputados paulistas no último dia 24, a proposta que isenta a cobrança do ICMS dos produtos usados no combate à pandemia de Covid-19 doados à Justiça Eleitoral já está em vigor. Encaminhada à Assembleia Legislativa pelo governador João Doria, a Lei 17.289/2020 segue as diretrizes traçadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária.

De acordo com o texto, a isenção vale para máscaras faciais, álcool de diversos tipos e recipientes usados no seu armazenamento e canetas esferográficas, além de fitas adesivas e cartazes com recomendações sanitárias. A renúncia fiscal também atinge o imposto que incide sobre o transporte usado na entrega dos materiais.

Durante a votação em plenário, o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, cumprimentou os parlamentares pela aprovação. Ele explicou que a ação “beneficiará milhões de brasileiros que, de maneira democrática, vão às urnas votar e proteger, inclusive, as pessoas que trabalharão nas eleições”.

A nova lei estabelece que os itens doados poderão ser entregues diretamente a qualquer órgão da Justiça Eleitoral ou ao estabelecimento indicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde que o local da entrega esteja expressamente indicado no documento fiscal.

A ideia é que os produtos sejam usados durante as eleições marcadas para o mês novembro, garantindo a segurança de eleitores e voluntários que atuarão durante o pleito.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA