A adesão da cidade de Sorocaba ao modelo, por meio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), avança de forma acelerada e a expectativa é de que o trâmite necessário seja concluído este ano.
O processo de adesão ao Pecim teve acompanhamento do deputado, que participará também das audiências públicas para explicar como funciona o modelo, feito em parceria entre o MEC e o Ministério da Defesa. “Muitas informações falsas circulam sobre o projeto, mas os índices que medem o desempenho das escolas que adotam o modelo comprovam os benefícios que o programa pode trazer para as comunidades em que as escolas estão inseridas. Além da melhoria na qualidade de ensino, há uma drástica redução dos casos de violência escolar e uma melhoria nas condições de trabalho dos professores”, explica Coimbra.
O parlamentar destaca os benefícios do modelo. “Enquanto nas escolas tradicionais, a média do Ideb é de 4,94, nas militares, é de 6,99. Das vinte melhores escolas públicas do país, quatro são militares”, finaliza.