De acordo com o parlamentar, a FNP defendeu o repasse de R$ 6 bilhões até o fim deste ano, por meio de um programa emergencial, para garantir a continuidade das atividades em benefício da população. “O transporte público de passageiros também foi duramente impactado em decorrência da pandemia do coronavírus, o que já resultou em demissões e falências em todo o país”, afirmou.
Edmir Chedid declarou que o transporte público – um direito social garantido pela Constituição Federal – é um setor estratégico para a retomada da economia. Por esse motivo, segundo ele, demanda esforço do governo federal para solucionar os problemas identificados durante esta pandemia. “Sem o aporte financeiro será praticamente impossível às empresas de ônibus( falta completar o raciocínio)”, completou.
A proposta da Frente Nacional de Prefeitos foi elaborada após solicitação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). “Esse aporte, conforme a FNP, poderia ser pago em até seis parcelas e também conter o avanço do transporte clandestino de passageiros e a consequente precarização dos serviços de transporte público prestados à comunidade”, disse Edmir Chedid.