O endocrinologista Lucas Palmiro concedeu entrevista à Rede Alesp. Ele é formado pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e se especializou em diabetes.
Palmiro explicou que o quadro do diabético já faz com que o doente tenha infecções independentemente de estar ou não com coronavírus. “A diabete é um erro no controle glicêmico, além de ser inflamável. O organismo do diabético pode produzir inflamações e seu sistema imunológico não responde igual ao de pessoas que não tenham a doença”.
Segundo Palmiro, a Covid-19 pode ser agravada por todos os níveis de diabetes. “Não é pelo fato de a pessoa ter diabetes que necessariamente ela vá desenvolver um quadro grave de coronavírus, mas ela faz parte do grupo de risco e infelizmente a mortalidade do diabético, quando infectado, é mais alta do que a da população em geral”. O especialista ainda enfatizou que o controle da glicemia não evita o agravamento após um contágio.
De acordo com o médico, pré-diabéticos não se encaixam no grupo de risco. “Esse grupo também já está num estado pró-inflamatório, mas não entra na mesma categoria de risco”.
Ainda não existe uma vacina para deter o coronavírus, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o isolamento social, o uso de máscara, uma higienização frequente, dentre outras ações que podem ser encontradas no site: https://coronavirus.saude.gov.br/.