A solenidade foi conduzida pela deputada Professora Bebel (PT) e contou com a presença de funcionários, professores e autoridades contrários à terceirização dos CEUs.
Os Centros Educacionais Unificados são equipamentos criados pela prefeitura de São Paulo, na gestão Marta Suplicy, em 2002, para promoverem a educação, a cultura e o esporte junto às escolas municipais.
Ao início da reunião, o vereador da cidade de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), falou sobre gestão dos CEUs. “Acompanhei muito de perto desde o primeiro inaugurado. Eles devem permanecer na responsabilidade dos seus gestores”, declarou.
O deputado Luiz Fernando T. Ferreira (PT), demonstrou sua insatisfação com a proposta da prefeitura de terceirizar 12 unidades administrativas dos centros educacionais. “Significa precarizar a educação de São Paulo”, afirmou o parlamentar.
Representando a União Paulista dos Estudantes Secundaristas, Maria Lucia falou sobre a relação dos centros com a juventude. “Os CEUs carregam muitos sonhos dos meninos e meninas de São Paulo, a gente precisa defender com todas as forças esse espaço”, disse.
A prefeitura municipal abriu em agosto uma consulta pública para conceder às unidades para organizações da sociedade civil, incluindo a administração de espaços comuns, como teatros e bibliotecas, e a manutenção e vigilância dos espaços de eventos.