InícioPOLÍTICA SPDia da Literatura Periférica em homenagem ao poeta Marco Pezão

Dia da Literatura Periférica em homenagem ao poeta Marco Pezão


Para comemorar a aprovação do Projeto de Lei (PL) 711/2019, que inclui o Dia da Literatura Periférica no Calendário de Eventos de São Paulo, o deputado Carlos Giannazi e o vereador Celso Giannazi (ambos do PSOL) promoveram uma live em 30/10 com os poetas Márcio Vidal, Dinha (Maria Nilda Mota) e Alai Diniz, e também com a professora emérita da UFRJ Heloísa Buarque de Hollanda, especializada em teoria da cultura.

Aprovado pela Câmara Municipal em 16/10, o PL 711 foi enviado em 28/10 à sanção do prefeito, que tem prazo de 15 dias para se manifestar. A data escolhida para a comemoração foi o 13 de outubro, aniversário de morte de Marco Pezão, cofundador do Sarau da Cooperifa ao lado de Sérgio Vaz.

“Existe uma vasta produção cultural em várias regiões da cidade. O que falta é financiamento público e divulgação”, afirmou o deputado Carlos Giannazi, que luta pela implantação de uma editora pública que incentive esses autores. O deputado conseguiu aprovar em 2015, a criação da Editora Estadual (PL 484/2007), mas a iniciativa foi vetada pelo governo do PSDB.

Entre seus apontamentos, a poeta Alai Diniz relembrou o título do primeiro livro de Pezão, que se transformou em verdadeiro mantra de superação: “Nós é ponte e atravessa qualquer rio”.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA