InícioPOLÍTICA SPDezembro Laranja alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer...

Dezembro Laranja alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele


Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Campanha Dezembro Laranja tem como objetivo prevenir o câncer de pele, que é o tumor de maior incidência no Brasil. Nos últimos anos, a Assembleia Legislativa de São Paulo tem adotado medidas para mobilizar a sociedade e os poderes públicos para a realização de ações de combate à doença.

Para dar mais visibilidade às formas de prevenção e à importância do diagnóstico precoce dos tumores na pele, os deputados paulistas criaram a Semana Estadual de Prevenção do Câncer de Pele, comemorada nos primeiros dias do mês de dezembro.

De acordo com o texto da Lei 10.775/2001, o Poder Executivo deve promover uma ampla campanha publicitária para alertar a população paulista sobre os males da exposição inadequada ao sol, com orientações sobre as formas de proteção e sobre a necessidade de se realizar exames médicos preventivos.

Ações institucionais do Legislativo estadual também são destaque no apoio à causa. Há quatro anos, o Departamento de Recursos Humanos da Casa promoveu, em conjunto com a Divisão de Saúde, consultas médicas voltadas à identificação de problemas na derme. A iniciativa beneficiou servidores e funcionários terceirizados.

Em 2017, o Instituto do Legislativo Paulista realizou uma palestra para divulgar a campanha Dezembro Laranja. O evento foi comandado pelo dermatologista André Amado, que explicou os riscos da exposição aos raios solares sem a proteção adequada.

Este ano, em adesão à campanha Dezembro Laranja, o Palácio 9 de Julho receberá iluminação especial ao longo deste mês, a pedido da deputada Valeria Bolsonaro (PSL).

Como se prevenir

Embora esse tipo câncer possa afetar qualquer indivíduo, pessoas de pele clara, que tenham pintas e manchas, idosos, com histórico de câncer de pele na família ou que se exponham sem proteção ao sol possuem mais chances de desenvolver a doença.

Evitar exposição excessiva à radiação solar, que é formada pelos raios UVB e UVA, principalmente no horário de maior incidência, entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde, é uma das recomendações.

O uso de protetor solar diariamente também é fundamental, principalmente porque a radiação ultravioleta, que varia pouco ao longo do dia e é intensa mesmo em dias nublados, penetra profundamente na pele. Bonés e chapéus também podem ajudar na proteção.

O melanoma, considerado a forma mais grave de câncer de pele, é notado mais facilmente porque possui pigmentação alta. No entanto, pessoas que tenham tatuagens precisam redobrar os cuidados e a atenção porque as tintas escuras usadas nas imagens podem cobrir as manifestações iniciais da enfermidade.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA