Durante a reunião, foram apresentadas as providências adotadas pela Unicamp em caso de denúncia, como a abertura de procedimentos administrativos e as medidas de apoio às vítimas, e o histórico de ações da instituição sobre o tema, como a criação de grupos e serviços responsáveis por elaborar políticas públicas voltadas à prevenção de casos de violência sexual.
Para a deputada Valeria Bolsonaro (PSL), relatora da CPI, é “importante saber qual a relação da universidade com a segurança pública, como por exemplo se existe restrição para o patrulhamento da Polícia Militar dentro do campus”.
Em resposta, Marcelo Knobel afirmou que a Unicamp tem agido em conjunto com a Polícia Militar para reprimir condutas ilícitas. “Nosso relacionamento é excelente. Em toda e qualquer necessidade, temos acionado a polícia com tranquilidade e segurança”, disse, ao explicar que a vigilância do local conta com o auxílio de mais de quinhentas câmeras de segurança.
Quanto à possível subnotificação de casos de violência sexual, a deputada Professora Bebel (PT) argumentou que “é preciso ter uma equipe multidisciplinar para abordar as vítimas, com profissionais preparados para prestar atendimento a essas pessoas”.
Néri de Barros, diretora executiva de direitos humanos da Unicamp, explicou que foi criado o Serviço de Atenção a Violência Sexual para acolher queixas, fazer o encaminhamento para os órgãos competentes e oferecer apoio e acomodações para as vítimas. “A política de combate à violência na Unicamp, baseada em sexo e gênero, foi criada como parte do nosso compromisso em garantir a inclusão e a formação ética de todos os estudantes”, afirmou.
Segundo a deputada Dra. Damaris Moura (PSDB), a participação dos dois representantes vai contribuir para o conteúdo do relatório que a CPI deve elaborar sobre o tema. “Na reunião de hoje, foi possível ter uma compreensão bem clara dos procedimentos e medidas adotadas pela instituição em casos de violência sexual”, disse.
Além dos já citados, também participaram da reunião as deputadas e os deputados Arthur do Val, Marina Helou, Marcio Nakashima e Tenente Nascimento.