InícioPOLÍTICA SPCPI aprova pedido de informações à Secretaria de Comunicação do governo do...

CPI aprova pedido de informações à Secretaria de Comunicação do governo do Estado


.
Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a disseminação de notícias falsas durante as eleições de 2018 aprovaram, nesta sexta-feira (28/8), uma solicitação para que a Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo forneça os dados referentes aos contratos de publicidade firmados pelo governo. A reunião, que aconteceu em ambiente virtual, foi presidida pelo deputado Caio França (PSB).

De acordo com o pedido, deverão ser fornecidas informações sobre os valores pagos nos anos de 2018, 2019 e 2020 para as empresas Máquina da Notícia Comunicação, Lua Propaganda, Agência Mood, Lew Lara/TBWA Publicidade e Propaganda e Z515 Propaganda.

Para a deputada Janaina Paschoal (PSL), autora do pedido, é preciso saber se o gasto com publicidade por parte do governo pode ter influenciado o resultado das eleições. “Eu percebi que estamos solicitando todas essas informações no âmbito federal, mas não solicitamos no âmbito estadual, até para saber que agências e veículos receberam dinheiro na época da campanha de 2018 aqui em São Paulo”, explicou.

Durante a discussão, o deputado Paulo Fiorilo (PT) disse que os parlamentares da Comissão não deveriam tratar de polos do espectro político, mas sim de temas que possam ter ligação com a investigação em curso. “Em nenhum momento foi citado algum caso de fake news, porque não tem nenhum indício disso. Não estou dizendo que não tenha produção de notícias falsas, mas sim que não vejo nexo entre o pedido apresentado e o objeto da CPI”.

Na ocasião, também foi aprovado um pedido para que os questionamentos que seriam feitos por vídeo chamada aos profissionais das empresas jornalísticas Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, G1 e Agência Lupa pudessem ser encaminhados através de um ofício e respondidos por escrito.

Os deputados votaram ainda dois pedidos para que Dario Durigan, representante do WhatsApp, e Marcelo Lacerda, representante do YouTube e do Google, encaminhem à CPI os textos que serviram de suporte para a apresentação de ambos no último dia 14.

A próxima reunião da Comissão deve acontecer no dia 3/9, às 9h. Além dos já citados, também participaram os deputados Edmir Chedid e Arthur do Val.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA