Em apresentação para os parlamentares, Junqueira afirmou que o setor não parou durante a pandemia da Covid-19 já que foi considerando um serviço essencial, conseguindo um valor recorde nas exportações entre os meses de abril e maio, totalizando quase US$ 11 bilhões (cerca de R$ 60 bilhões).
“O produtor brasileiro está vendendo a soja com um preço mais alto historicamente, em reais. O cliente chinês está comprando a soja com um dos valores mais baixos, em dólar, e o preço do frete tem favorecido a logística dessa operação. Ou seja, todos estão satisfeitos e o mercado está fluindo”, justificou.
O deputado Paulo Fiorilo (PT) colocou em pauta a situação dos pequenos produtores. “Diante da crise, quais são as ações voltadas aos produtores familiares para que não percam a produtividade e renda? “, questionou.
O secretário afirmou que existe um plano de apoio ao pequeno produtor. Ele citou o programa “Mais Gestão Mais Renda”, que tem parceria com várias instituições do agro paulista, com o objetivo de ajudar a categoria a crescer. “Queremos levar atenção direta a esses produtores e à maneira como eles operam o dia a dia e como eles podem ficar mais fortes”, explicou.
Além dos já citados participaram da reunião as deputadas e deputados Alexandre Pereira, Carla Morando, Carlão Pignatari, Conte Lopes e Sérgio Victor.