InícioPOLÍTICA SPAudiência pública vai debater fechamento de salas e turnos e PEI...

Audiência pública vai debater fechamento de salas e turnos e PEI na rede estadual


Nesta sexta-feira (4/12), às 17h, Carlos Giannazi (PSOL) promoverá no ambiente virtual da Alesp uma audiência pública contra o fechamento de salas e turnos da rede estadual de ensino. “Essa é uma política do PSDB que eu venho denunciando exaustivamente na tribuna da Assembleia Legislativa, inclusive cobrando providências do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado”, afirmou.

O desmonte que o governo vem promovendo atinge sobretudo os cursos do período noturno, em especial a educação de jovens e adultos (EJA). E muitas vezes acontece junto com a imposição autoritária do Programa Ensino Integral (PEI), inclusive contrariando deliberações dos conselhos de escola. O problema do PEI é que o modelo adotado exclui a maior parte do alunado. Por exemplo, se uma escola tem 1.300 alunos, o PEI só vai atender 300. Os mil restantes serão matriculados em outras unidades já superlotadas e muitas vezes em bairros distantes. “Doria quer que algumas escolas para serem vitrine na campanha eleitoral de 2022. As outras ele vai esconder”, advertiu o deputado, que é professor e diretor de escola pública licenciado.

Na audiência pública de sexta-feira, todos os integrantes das comunidades escolares terão voz: alunos, pais, professores, funcionários e gestores. Estarão também representados o Ministério Público estadual e a Defensoria Pública de São Paulo. Além disso, o convite foi estendido a todos os parlamentares que queiram se somar a esse movimento em defesa de uma educação que garanta acesso, permanência e qualidade de ensino.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA