Na sexta-feira (11/12), às 17h, será realizada no ambiente virtual da Alesp uma audiência pública contra a demolição e construção de um shopping onde hoje se encontra o Ginásio do Ibirapuera. Promovido por Carlos Giannazi (PSOL), o ato público contará com a presença, de medalhistas olímpicos como Maurren Maggi e Sandro Viana, especialistas em preservação do patrimônio, representantes do Condephaat, do jornalista Juca Kfouri e defensores do esporte.
Foram convidados representantes da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, unidade do Ministério Público já acionada por Giannazi, que se posicionou contra o projeto e está analisando formas legais de viabilizar o tombamento e preservar o patrimônio arquitetônico.
A audiência é mais uma ação de resistência promovida por Giannazi, que se opôs ao projeto de privatização desde que foi proposto por Doria, no início de 2019.
Giannazi também foi o primeiro deputado a denunciar o golpe de Doria, que alterou por decreto a composição do Condephaat, garantindo maioria. Também apresentou à Alesp o Projeto de Decreto Legislativo 25/2019, instrumento que pode restaurar o colegiado em sua forma original. Ainda apoiou o lançamento da Rede Patrimônio Cultural Paulista, por meio da qual o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos/Unesco) e mais 20 entidades questionam a manipulação do Condephaat.
Por fim, Giannazi requereu ao Tribunal de Contas uma investigação sobre supostos desvios na gestão do equipamento, já que o orçamento anual de R$ 18 milhões, além das receitas de locação do ginásio e do estacionamento, não coadunam com o estado de deterioração das instalações.