InícioPOLÍTICA SPAto solene em ambiente virtual presta homenagem à Beth Beli e Luiz...

Ato solene em ambiente virtual presta homenagem à Beth Beli e Luiz Gama na Alesp


.
Na noite desta segunda-feira (29/6), um ato solene realizado na Assembleia Legislativa do Estado homenageou, em ambiente virtual, a percussionista, arte-educadora e fundadora do bloco afro Ilú Obá de Min, Beth Beli. A solenidade, solicitada pela deputada Monica da Bancada Ativista (PSOL) também fez um tributo ao poeta, advogado, jornalista e abolicionista, Luiz Gama.

“Estarmos aqui nesta noite para reafirmamos que vidas negras importam, que estamos vivos e seguiremos em luta marchando pelo bem viver e pela nossa dignidade humana, ocupando os espaços que são nossos e mandando um recado para a sociedade de que ela precisa se repensar”, afirmou Erika Hilton, membro da Bancada Ativista e organizadora do evento,.

Para Erika, os atos de preconceito estão cada vez mais visíveis devido à legitimidade que ganham a partir de discursos emitidos por líderes políticos. Erika lembrou um episódio no qual Beth Beli sofreu racismo em uma padaria na cidade de São Paulo e, por denunciar o caso, está sendo processada por calúnia e difamação pelo dono do estabelecimento.

A advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP, Maria Sylvia Aparecida de Oliveira, participou do encontro e abordou a legislação que rege o tema. Segundo Maria Sylvia, o racismo institucional impede respostas satisfatórias para os processos de criminalização dos atos racistas.

“Percebemos que as conquistas de leis, ainda que extremamente importantes, não podem ser pensadas como a única via para transformar práticas e costumes atentatórios aos direitos de cidadania da população negra”, afirmou a advogada.

Luiz Gama

Nascido na cidade de Salvador em 21 de junho de 1830, Luiz Gama faleceu em São Paulo, no dia 24 de agosto de 1882. O abolicionista liberou centenas de escravos do cativeiro e foi uma figura importante para a autoria negra na literatura brasileira. Foi o fundador do primeiro jornal humorístico ilustrado de São Paulo, em 1864.

Durante o encontro, foram anunciadas duas proposições de autoria da deputada Monica: o Projeto de Lei 422/2020, que visa substituir o monumento Anhanguera, localizado na avenida Paulista, por uma obra em homenagem a Luiz Gama e o Projeto de Lei 423/2020 para alterar o nome da rodovia Anhanguera para Luiz Gama.

Também estiveram presentes na solenidade a artista e ativista Aretha Sadick, a integrante da Mandata Quilombo de Erica Malunguinho (PSOL), Maria Clara Araújo, a cantora Nega Duda e o jornalista Oswaldo Faustino. A deputada Leci Brandão (PCdoB) enviou um vídeo parabenizando a iniciativa.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA