A atividade contou com a participação dos prefeitos que apresentaram aos cônsules da Itália, Filippo la Rosa, e de Israel, Alon Lavi, as potencialidades da região na tentativa de atrair parcerias e investimentos. O ato solene contou ainda com a participação da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
Filippo la Rosa recordou que São Paulo conta com a maior população de descendência italiana do Brasil, 15 milhões de descendentes. “Temos interesse em melhorar nosso conhecimento e diálogo para ampliar oportunidades e parcerias pelo estado mais italiano do Brasil”, disse. Já Alon Lavi acredita que o setor de tecnologia agrícola pode ser um potencial a ser desenvolvido na região.
Paulo Fiorilo ressaltou que “sempre que Estado e prefeituras dialogam, o olhar fica diferente”. Ele lembrou que antes da pandemia os cônsules já mostravam disposição de viajar e conhecer melhor o território paulista e disse que assim que a pandemia regredir as visitas e mapeamentos serão retomados, com prioridade para a região do Alto Vale e Guapiara.