InícioPOLÍTICA GOVirmondes Cruvinel quer instituir Política Estadual eSports Arena em Goiás

Virmondes Cruvinel quer instituir Política Estadual eSports Arena em Goiás


Está em tramitação na Casa de Leis goiana o projeto de Lei 5503/20, de autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania), que institui, sob a gestão da Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura e a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, a Política Estadual eSports Arena para todo o estado.

De acordo com o texto da matéria, o eSports são modalidades de competição profissionais com videogames reconhecidas oficialmente desde o ano 2000. A intenção da política é conceder bolsas de estudo integral para estudantes que pleiteiem o ingresso em cursos especializados em esportes eletrônicos, através de seleção, promovidos pelas instituições públicas e privadas que ofereçam o curso na área em questão.

“A bolsa de estudo integral será concedida a brasileiros ou naturalizados, cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de até um salário mínimo e meio. A seleção dos estudantes a serem beneficiados considerará, na primeira etapa, o ranking a ser elaborado, com base na classificação obtida por seleção, o perfil socioeconômico e outros critérios a serem definidos pela Secretaria Estadual da Educação e, na etapa final, pela instituição, a qual deverá, também, conferir as informações prestadas”, explicou Virmondes.

O parlamentar, ainda, afirma que um dos maiores desafios da atualidade nas escolas é despertar o interesse dos alunos dentro de sala de aula. “Professores e especialistas veem nos games uma forma de engajar os jovens nos processos de aprendizagem, criando desafios, estimulando o trabalho em equipe e aprendendo o conteúdo pedagógico brincando. Esse processo é conhecido como gamificação, que significa aplicação de conceitos, estratégias e dinâmicas de jogos em situações de não jogos”, apontou.

O projeto foi protocolado em dezembro último e, tão logo, encerra-se o recesso parlamentar, será encaminhado para as comissões técnicas para análise. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA