Projeto de lei que propõe instituir a Política Pública de Telemedicina para Mulheres Gestantes tramita no Parlamento goiano. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), a propositura visa oferecer atendimento online com especialistas em ginecologia e obstetrícia, a fim de reduzir o risco de contágio pela covid-19 em unidades básicas de saúde.
“Diante do aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus no início de 2021, e da necessidade de resguardar a saúde da mulher grávida, observa-se a necessidade da aplicação de ferramentas alternativas para a realização de uma consulta de rotina a que este grupo é submetido ao longo do período gestacional”, observa o parlamentar.
Cruvinel ressalta que a proposta do programa é uma ferramenta de controle do risco da infecção da covid-19 para este grupo populacional vulnerável é um método a ser aplicado para reduzir o trânsito de pessoas nas unidades de saúde de Goiás. O parlamentar observa que, diante do quadro no estado, com índices alarmantes de contágio pelo vírus, todo cuidado é pouco, principalmente com as gestantes, que além da própria vida, têm outra vida chegando. “O cuidado é necessário”, ressalta Virmondes.