InícioPOLÍTICA GOVinícius Cirqueira aplaude projeto federal que põe fim ao "teto etário" previsto...

Vinícius Cirqueira aplaude projeto federal que põe fim ao “teto etário” previsto em alguns concursos


Membro da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Vinícius Cirqueira (Pros) saiu em defesa de projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, em Brasília, o qual estabelece que a fixação de idade máxima em editais de concurso público só será permitida nos casos em que o desempenho das funções do cargo exija condição etária determinada.

A proposta, assinada pelo deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), também proíbe a exigência de idade inferior àquela apresentada por servidores na ativa que estão lotados em cargos iguais aos oferecidos no certame. A matéria se encontra protocolada sob o n° 499/21 naquela Casa de Leis. 

Na interpretação de Cirqueira, o projeto é oportuno, haja vista que, em alguns casos, a fixação de um teto etário pode ser interpretada como medida excludente. “Naturalmente, pessoas de idade mais avançada não conseguem ser absorvidas pelo mercado de trabalho, que, comumente, tendem a priorizar os mais jovens. Se o Poder Publico, além de não ajudá-las, ainda limita as condições de acesso às suas seleções, aí é que a situação se torna ainda mais complicada”, defende o parlamentar.
 
Cirqueira enfatiz que, para ocupação de determinados cargos e carreiras, como na Polícia Militar (PM), por exemplo, estabelecer um teto etário é uma medida que se faz necessária. No entanto, diz, essa essa não é a realidade da maioria das funções disponibilizas pelas diferentes autarquias. “O autor da matéria no Congresso vai além e entende como abusiva e inconstitucional a imposição arbitrária de idades máximas sem critérios que justifiquem a discriminação, em clara afronta ao princípio da isonomia”, arremata. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA