InícioPOLÍTICA GOTramita na CCJ projeto de lei que prevê instalação de piso tátil...

Tramita na CCJ projeto de lei que prevê instalação de piso tátil em banheiros públicos


Está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 4632/20, de autoria do deputado tucano Talles Barreto, que prevê a instalação obrigatória de piso tátil em banheiros públicos, em Goiás. A matéria aguarda o parecer do relator, deputado Vinícius Cirqueira (Pros), para ser votada pelo colegiado e prosseguir sua tramitação na Casa.

Talles Barreto explica que o objetivo da sua iniciativa é indicar a disposição do sanitário, a fim de que os deficientes visuais possam acessar e utilizá-lo, independentemente de auxílio de outrem. “Desde a entrada do banheiro, o piso tátil indicará o caminho que levará a correta posição do vaso sanitário e do lavatório, para que a pessoa com deficiência visual consiga se localizar, e utilizar os banheiros públicos sem depender de outra pessoa para guiá-la”, expõe o parlamentar.

 

Talles acrescenta que sua iniciativa tem o intuito de promover a acessibilidade e independência de pessoas com deficiência visual, garantindo-lhe autonomia e valorizando o reconhecimento e convívio com a diversidade. “Levando em conta que existe uma grande parte da população brasileira com deficiência visual, é preciso que o poder público olhe por essas pessoas, e realize adequações para integrá-las, respeitando suas limitações e garantindo seus direitos de locomoção, autonomia e acessibilidade.”

Para se tornar lei, o projeto precisa receber o aval das comissões temáticas da Casa, ser aprovado em dois turnos em Plenário e, posteriormente, receber a sanção do governador.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA