InícioPOLÍTICA GOTrajetória da escritora Marietta Teles Machado é destaque na série "Por trás...

Trajetória da escritora Marietta Teles Machado é destaque na série “Por trás do nome”, nas redes sociais da Alego


A Assembleia Legislativa de Goiás, através de suas redes sociais, realizou mais uma postagem sobre a história das personalidades que estão por trás de nomes de ruas, prédios e monumentos do estado. Desta vez, a publicação desvendou quem foi Marietta Teles Machado. Escritora e pesquisadora, Marietta deixou legado histórico e cultural em Goiás. Além de dar nome ao Centro Cultural localizado na Praça Cívica, em Goiânia, a biblioteca que fica na Praça Universitária também homenageia a escritora com seu nome. 

Marietta Teles Machado

Nascida no município de Hidrolândia, em 1934, Marietta dedicou seus conhecimentos de literatura e sua larga experiência em bibliotecas para deixar acessíveis acervos em instituições de Goiás e em várias cidades. A escritora, que também foi poetisa, cronista, memorialista, documentarista, ensaísta, conferencista, produtora de cultura e conhecedora das artes em geral, tem o seu nome citado em uma dezena de antologias de prosa e verso. É verbete em vários dicionários de literatura em Goiás e em outros estados. Marietta faleceu em sua cidade natal, em 1987.

Centro Cultural Marietta Teles Machado

O Centro Cultural, que leva o nome de Marietta Telles Machado, foi construído em 1933 no estilo art déco. O prédio serviu primeiro à Secretaria Geral do Estado. Depois abrigou o Fórum. Mais tarde foi sede da Secretaria da Fazenda. Hoje é o Centro Cultural, onde funcionam algumas unidades e setores da Secretaria de Estado de Cultura. Atualmente o espaço abriga, além do Cine Cultura, o Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Estadual Pio Vargas, Biblioteca Braille e a Gibiteca Jorge Braga.

A série “Por trás do nome” começou em outubro deste ano. Toda semana uma nova publicação da campanha é realizada. Para acompanhar a série, desenvolvida pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Casa Legislativa, basta seguir as redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA