InícioPOLÍTICA GOSérie "Por trás do nome"

Série “Por trás do nome”


O Legislativo goiano fez, em suas redes sociais, mais uma publicação sobre a história das personalidades que dão nomes às ruas, prédios e monumentos do estado. Desta vez, a postagem da série “Por trás do nome” destacou o legado deixado por uma das mais importantes escritoras brasileiras: Cora Coralina. A Avenida Cora Coralina, localizada no município de Goiânia, leva esse nome em homenagem a poetisa.

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, ou Cora Coralina, como fico conhecida, se consolidou como poetisa e escritora brasileira. A artista começou a escrever poemas e contos quando tinha 14 anos. Porém, embora continuasse escrevendo, produzindo poemas ligados à sua história e aos lugares que passou, Cora viveu por muito tempo da sua produção de doces. Ela se tornou doceira para sustentar os quatro filhos depois da morte do marido.

A poetisa só publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade, em 1965. Sua primeira obra foi “Poemas dos Becos de Goiás e estórias mais”. Cora deixou um legado de nove obras; quatro delas foram publicadas após sua morte. A escritora morreu no dia 10 de abril de 1985, aos 95 anos, em decorrência de uma pneumonia.

Em 2002, a Cidade de Goiás, que é marcada pela arquitetura dos séculos 18 e 19, recebeu o título de “Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade”, declarado oficialmente pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A casa onde a poetisa viveu é, hoje, o museu da escritora.

Cora já recebeu diversas homenagens pelo Brasil. Em Goiânia, além da Avenida Cora Coralina, batizada em sua homenagem, tem, também, a Vila Cultural Cora Coralina. O espaço fica ao lado do Teatro Goiânia, no centro da Capital.

A campanha “Por trás do nome” conta os motivos de ruas, avenidas, praças e outros logradouros terem os nomes que têm. Você pode acompanhar essa e outras publicações no Twitter, Facebook e Instagram da Alego.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA