InícioPOLÍTICA GOSancionada lei que define normas para criação de aves da raça mura...

Sancionada lei que define normas para criação de aves da raça mura em Goiás


Recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 20.929 (originalmente projeto de lei nº 1340/20), de autoria do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), que define normas para a criação, manejo e exposição de aves da raça mura, em Goiás.

A finalidade da Lei é assegurar aos criadores dessa raça de galos o direito de criá-los, sem a incidência do preconceito que atua em torno desse ato, já que, pelas características do animal, alguns exemplares da espécie são utilizados clandestinamente para o combate, em rinhas de galo. A Lei determina que criadores e expositores sejam fiscalizados para evitar a submissão dos galos a tratamentos cruéis.

Amauri Ribeiro defende que a Lei, uma reivindicação dos criadores, além de garantir a sobrevivência da raça, desmistifica a criação do animal. “São criadores que o fazem por amor à raça, e que se não houver a legalidade no que tange à criação desses animais, a extinção dessa espécie será inevitável. Como defensores do meio ambiente, as pessoas que criam o mura acreditam ser de extrema importância a preservação de todas as espécies de animais, ressaltando ainda sua importância para o setor agroindustrial relacionado ao mercado de frangos de corte”, destaca o deputado.

Origem

De acordo com o estudo “Manual de criação e manejo: Mura”, o Brasil recebeu as primeiras aves de raças combatentes logo no início de sua colonização. Esses animais foram trazidos pelos portugueses e eram originários da Índia, portanto aqui chegaram há mais de 500 anos, difundindo-se por todo o território brasileiro justamente por serem aves rústicas, de extrema resistência e adaptabilidade aos diferentes climas do nosso País de dimensões continentais.

Paralelamente à criação caseira para ovos e carne, essas aves também eram utilizadas em combates para o entretenimento dos nobres da corte e do povo. Logo se estabeleceu uma seleção relacionada às competições. Passou-se, então, a selecionar os animais mais fortes e com maior potencial genético de transmissão.

Assim, como o próprio povo iniciou a criação de uma espécie única, resultado, pois, da mistura de várias raças combatentes, tais como o aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático. Do cruzamento de todas essas raças que eram trazidas e importadas pelos criadores, originou-se uma ave genuinamente nacional, a qual ficou conhecida como “raça mura”, o verdadeiro galo combatente nacional.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA