O site da Assembleia Legislativa de Goiás é um dos meios que ela utiliza para se comunicar com a sociedade. Ao disponibilizar informações sobre todas as etapas da tramitação dos processos legislativos e sobre a atuação dos deputados, o Parlamento goiano cumpre com o princípio da Transparência, um dos pilares que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública. Com os entraves decorrentes da pandemia de covid-19, o site da Alego tem se firmado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos parlamentares estaduais.
A Mesa Diretora da Casa, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), se dedica, cada vez mais, a fazer com que o portal seja um canal disseminador de informações valiosas para o público, no que diz respeito à apresentação e à tramitação de projetos de lei, atividades parlamentares diversas, entre outras ações, no âmbito do Legislativo estadual.
Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação sobre os acessos ao site da Alego, durante o mês de janeiro de 2021, aponta o recebimento de 53.965 visitas, 14.480 a mais que no mesmo mês em 2020. A relação também mostra que o portal teve um total de 124.825 páginas visualizadas.
A maior quantidade de acessos foi registrada no perfil institucional dos parlamentares. Juntos, totalizaram 22.333 visitas. Nessas páginas, além de informações biográficas de cada parlamentar, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e links para as notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.
O deputado que teve mais acessos nesse período foi o Delegado Humberto Teófilo (PSL), que contabilizou 465 visitas à sua página no portal da Casa de Leis. O segundo, terceiro, quarto e quinto lugares no ranking de acessos são ocupados, respectivamente, pelos parlamentares Bruno Peixoto (MDB), 322 acessos; Amauri Ribeiro (Patriota), 317 acessos; Coronel Adailton (Progressistas), 296 acessos; e Jeferson Rodrigues (Republicanos), 280 acessos.
Por sua vez, os 14 serviços disponíveis na seção de Transparência somaram 8.370 visitas recebidas, sendo 4.261 na seção onde estão disponíveis, na íntegra, os processos legislativos que são apreciados e votados pelos parlamentares. Já os Diários da Assembleia, por exemplo, receberam 2.909 cliques. Dentre as visitas, 896 foram registradas na seção que torna públicas as despesas da Casa com pessoal. Neste espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e deputados.
Os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados durante a pandemia de covid-19 e fiscalizar a situação administrativa da Casa também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: Diárias, Verbas Indenizatórias, Licitações, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária e Despesas com Veículos.
Notícias mais acessadas e outros dados
O balanço divulgado pela Diretoria de TI também listou as cinco notícias mais acessadas do mês. Foram registrados 4.623 cliques nas seguintes matérias institucionais:
1 – Três leis são sancionadas em 2020; no encerramento de 2019, 23 matérias foram publicadas no Diário Oficial (1.399 cliques);
2 – Portal da Transparência – (1.056 cliques);
3 – Proposta que institui novo Refis para dívidas de ICMS é aprovada em segunda votação (952 cliques);
4 – Aprovado em 1ª fase projeto que define contratação de temporários (714 cliques);
5 – LOA 2021 e outros dois projetos serão apreciados nesta 2ª-feira, 25 (502 cliques).
Localização: 98,14% das visitas são provenientes do Brasil, sendo os destaques para Goiânia (30,26%) e Brasília (9,75%).
Navegação: Dois minutos e 12 segundos foi o tempo médio de duração que cada visitante permaneceu conectado em janeiro de 2021. No mesmo mês do ano passado, essa média ficou em três minutos e 40 segundos.
Plataforma: O Android foi o sistema utilizado por 71,59% dos acessos móveis, ou seja, feitos pelo celular. Os demais acessos móveis (28,38%) foram pelo sistema IOS. O navegador mais usado nos acessos foi o Google Chrome (73,57%), seguido pelo Safari (17,05%) e pelo Samsung Internet (4,09%).
Compartilhamento: Os conteúdos do Portal foram compartilhados pelos internautas e as principais redes utilizadas foram o Facebook (65,36%) e o Twitter (18,10%). A Casa, inclusive, possui perfil oficial em ambas as redes, além de Youtube e Instagram.