InícioPOLÍTICA GORedes sociais da Alego divulgam as trajetórias de Nelci e Onaide, deputadas...

Redes sociais da Alego divulgam as trajetórias de Nelci e Onaide, deputadas que já passaram pela Casa Legislativa


Toda semana duas mulheres que ocuparam cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) têm suas histórias divulgadas nas redes sociais da Casa de Leis por meio da campanha Mulheres no Legislativo #Quemsãoelas. Dessa vez, Nelci Spadoni e Onaide Santillo, duas goianas que lutaram e venceram nas urnas tiveram as trajetórias publicadas nas redes.

Nelci Spadoni

Nelci Spadoni, mãe da também ex-deputada Lila Spadoni, nasceu em Rio Verde, Goiás, e é contadora. A Dona Nelci, como costuma ser chamada no meio político e social rioverdense, carrega histórias que nos surpreendem do início ao fim. A ex-deputada iniciou a vida pública em 1989, quando se tornou Secretária da Promoção Social em sua cidade natal. Ela atuou como deputada estadual na 13ª Legislatura e sempre se pautou pelos propósitos comunitários e se dedicava a ajudar os menos favorecidos. Sensibilizada com a situação dos mais carentes, Dona Nelci se mostrou incansável frente à realidade vigente e percorria frequentemente as vilas da cidade, de casa em casa, buscando dar assistência para todo tipo de problema, oferecendo as mais variadas soluções. Ao ser eleita deputada estadual para a  Legislatura de 1995 a 1999, se destacou como a parlamentar mais bem votada de Goiás. Ela permaneceu, no entanto, como deputada até 1996, quando se afastou para concorrer à prefeitura de Rio Verde. Nelci foi então eleita, e a vitória a levou a renunciar ao cargo de deputada estadual, sendo a primeira mulher (única até então) a assumir a prefeitura de Rio Verde, na gestão de 1997 a 2000.

Onaide Santillo

Anapolina bastante ativa política e socialmente, Onaide Santillo legou, em suas três passagens pelo Parlamento Goiano, notáveis contribuições, sobretudo no que tange à defesa das causas ambientais. Foi deputada estadual pelo PMDB (atual MDB), durante a 13ª (1995 a 1999), a 14ª (1999 a 2003) e 15ª (2003 a 2007) Legislaturas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Tendo assumido a presidência da Comissão do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Casa, em ambas as ocasiões, ela cumpriu importante papel na criação das microbacias hidrográficas no estado, uma estratégia de gestão fundamental para a preservação do equilíbrio ecológico.

A ex-deputada que é professora e empresária deixou um legado importante para o meio ambiente em Goiás.  Ela lutou pela preservação e estímulo ao turismo nos parques da Chapada dos Veadeiros (nacional) e de Terra Ronca (estadual) e da Serra das Areias, ambos estaduais. Além disso, realizou muitas outras atividades relevantes para a preservação de nascentes de diversos rios em Goiás. Já para a sua cidade natal, defendeu, na época, projetos que visavam à criação de incentivos para empresas estabelecidas no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

As trajetórias completas das duas ex-deputadas foram retratadas em reportagens publicadas no projeto “Mulheres no Legislativo”, elaborado pela Agência Assembleia de Notícias. Para conferir basta acessar esse link.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA