InícioPOLÍTICA GORecebe aval da CCJ matéria que institui políticas públicas de prevenção ao...

Recebe aval da CCJ matéria que institui políticas públicas de prevenção ao AVC


Durante reunião híbrida realizada na tarde desta terça-feira, 23, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o parecer favorável do deputado Helio de Sousa (PSDB) à proposição de nº 5237/20, de autoria de Virmondes Cruvinel (Cidadania). A proposta visa instituir a Política Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Para defender a importância dessa política pública, Cruvinel se respalda em informações da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), que aprontam a doença como a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, além de ressaltar que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados. “De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, 100 mil pessoas morrem em todo o País, devido ao AVC. Apesar de atingir com mais frequência quem está acima dos 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, e tem crescido entre os menores de 45 anos, o que provavelmente se deve ao atual estilo de vida”, ressalta o propositor.

O parlamentar prossegue ao defender a importância de ações preventivas, já que a doença é a primeira causa de incapacidade no Brasil. “Uma em cada quatro pessoas que sofreu um AVC terá outro. Por esse motivo é importante investigar as causas do primeiro e prevenir o segundo que, em geral, traz consequências mais graves”, ressalta.

A matéria segue, agora, para apreciação do Plenário da Assembleia Legislativa. O projeto precisa ser aprovado em duas fases de discussão e votação para que esteja apto a ser sancionado pelo Governo. 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA