Durante reunião híbrida realizada na tarde desta terça-feira, 23, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o parecer favorável do deputado Helio de Sousa (PSDB) à proposição de nº 5237/20, de autoria de Virmondes Cruvinel (Cidadania). A proposta visa instituir a Política Estadual de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Para defender a importância dessa política pública, Cruvinel se respalda em informações da Associação Brasileira de Neurologia (ABN), que aprontam a doença como a segunda causa de morte e a primeira de incapacidade no Brasil, além de ressaltar que 90% dos AVCs estão ligados a fatores que podem ser modificados. “De acordo com o Ministério da Saúde, anualmente, 100 mil pessoas morrem em todo o País, devido ao AVC. Apesar de atingir com mais frequência quem está acima dos 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, e tem crescido entre os menores de 45 anos, o que provavelmente se deve ao atual estilo de vida”, ressalta o propositor.
O parlamentar prossegue ao defender a importância de ações preventivas, já que a doença é a primeira causa de incapacidade no Brasil. “Uma em cada quatro pessoas que sofreu um AVC terá outro. Por esse motivo é importante investigar as causas do primeiro e prevenir o segundo que, em geral, traz consequências mais graves”, ressalta.
A matéria segue, agora, para apreciação do Plenário da Assembleia Legislativa. O projeto precisa ser aprovado em duas fases de discussão e votação para que esteja apto a ser sancionado pelo Governo.