InícioPOLÍTICA GOProjeto que prevê a alienação de arma de fogo é aprovado na...

Projeto que prevê a alienação de arma de fogo é aprovado na CCJ. Colegiado também apreciou outras 13 matérias


Parlamentares apreciaram 14 proposições durante reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) realizada nessa terça-feira, 3. Das matérias deliberadas, 12 foram aprovadas e duas receberam pedidos de vista do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Bruno Peixoto (MDB).

Dentre as proposituras com relatório favorável aprovado está a de nº 4380/20, assinada pelo deputado Coronel Adailton (Progressistas), e que teve como relator o deputado Major Araújo (PSL). O projeto busca autorizar os órgãos de Segurança Pública do estado de Goiás a transferirem aos seus integrantes as armas de fogo, por eles utilizadas quando em serviço ativo, em caso de aposentadoria ou transferência para a inatividade.

A matéria regulamenta a alienação das armas, garantindo a transferência pelo valor original de aquisição pela Administração Pública, livre de incidência de tributos e atualização, sendo permitido aos adquirentes o parcelamento do valor, podendo as parcelas serem descontadas, mensalmente, do salário.

Conforme o autor defende na justificativa da proposição, essa medida possibilitaria a aquisição de arma de fogo por meios mais acessíveis, com possibilidade de parcelamento e desconto em contracheque, evitando que, futuramente, esses servidores tenham problemas burocráticos na hora de adquiri-la, devido ao a alto custo.

Coronel Adailton ressalta que o Estado se beneficiará dessa medida, pois haverá economia de valores provenientes da alienação do armamento utilizado por seus integrantes. O parlamentar frisa, ainda, que o Governo recolherá fundos que possibilitarão a renovação e a atualização dos modelos do armamento disponível nas instituições, uma vez que haverá um ciclo de inclusão e descarga de material.

Matérias com vistas

Entre os projetos de lei que receberam pedido de vista, destaca-se o de nº 4246/20, de autoria do deputado Dr. Antonio (DEM), que visa tornar obrigatória a disponibilização de produto antisséptico em banheiros de uso coletivo para higienização dos assentos sanitários. A iniciativa recebeu parecer favorável do deputado Helio de Sousa (PSDB), mas a discussão foi prejudicada após o líder Bruno Peixoto pedir vista.

De acordo com a propositura, o descumprimento da determinação poderá sujeitar ao infrator a advertência e multa prevista no inciso I do art. 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990. Em caso de reincidência, a multa poderá ser duplicada. Segundo o autor, a medida é de baixo custo e tem como objetivo evitar a proliferação de vírus, bactérias e outros micro-organismos causadores de doenças que podem ser transmitidas pelo contato da pele do usuário com o assento do vaso sanitário.

As matérias aprovadas seguem para apreciação do Plenário. Após passarem nas duas fases de discussão e votação exigidas pelo Regimento Interno da Alego, as proposituras estarão aptas a seguirem para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Confira, abaixo, todas as demais proposições apreciadas na reunião da CCJ dessa terça-feira:

Projetos aprovados

Processo nº 7582/19 – Deputado Delegado Humberto Teófilo – Concede título de cidadania a Luciano Hang. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 4242/20 – Deputado Coronel Adailton – Inclui, no Calendário Cívico Cultural e Turístico do estado de Goiás, o Dia da Família Militar. Relatado pelo deputado Major Araújo.

Processo nº 4072/20 – Deputado Talles Barreto – Dispõe sobre a implementação de programa de diagnóstico e tratamento da síndrome da depressão nas redes públicas de educação e de saúde, em Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4245/20 – Deputado Delegado Eduardo Prado – Institui o Programa de Prevenção e Combate à Depressão de Crianças e Adolescentes, em Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4176/20 – Deputado Lucas Calil – Dispõe sobre o Programa para Prevenção de Doenças Infectocontagiosas, caracterizadas como epidemias ou pandemias, entre os profissionais de Segurança Pública e da Administração Penitenciária de Goiás. Relatado pelo deputado Helio de Sousa.

Processo nº 4127/20 – Deputado Jeferson Rodrigues – Declara de utilidade pública a Associação Grupo Família Oliveira, em Águas Lindas de Goiás. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.

Processo nº 3561/20 – Deputado Bruno Peixoto – Altera a Lei n° 20.810, de 15 de julho de 2020, que institui a Política Estadual “Na hora de abastecer, escolha etanol”. Relatado pelo deputado Álvaro Guimarães.

Processo nº 4304/20 – Deputado Vinícius Cirqueira – Institui o Programa de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária. Relatado pelo deputado Karlos Cabral. 

Processo nº 3881/20 – Deputado Karlos Cabral – Altera a Lei n° 20.694, de 26 de dezembro de 2019. Relatado pela deputada Lêda Borges. 

Processo nº 4003/20 – Deputado Karlos Cabral – Declara de utilidade pública a Associação Beneficente Cristã O Bom Samaritano, em Trindade. Relatado pela deputada Lêda Borges.

Processo nº 4759/20 – Deputado Lissauer Vieira – Altera a lei n° 13.025, de 13 de janeiro de 1997, que dispõe sobre a pesca, aquicultura e proteção da fauna aquática.

Matéria com pedido de vista do líder do Governo

Processo nº 4206/20 – Deputado Coronel Adailton – Altera a Lei n° 18.052, de 24 de junho de 2013, que dispõe sobre a criação de delegacias especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM), nas áreas de jurisdição das delegacias regionais de polícia. Relatado pelo deputado Major Araújo.

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA