InícioPOLÍTICA GOProjeto que define normas para criação de aves da raça Mura é...

Projeto que define normas para criação de aves da raça Mura é aprovado em segunda votação


Foi aprovado em segunda votação o projeto de lei nº 1340/20, de autoria do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), que dispõe sobre a criação, manejo e exposição de aves da raça Mura, em Goiás. O placar da votação foi 24 a 0. 

A finalidade da propositura é assegurar aos criadores dessa raça de galos o direito de criá-los, sem a incidência do preconceito que atua em torno desse ato, já que, pelas características do animal, alguns exemplares da espécie, são utilizados clandestinamente para o combate, em rinhas. Nesse sentido, para contribuir com a preservação da espécie, a matéria determina que criadores e expositores sejam fiscalizados, visando evitar a submissão dos galos a tratamentos cruéis.

Amauri Ribeiro defende que a iniciativa, uma reivindicação dos criadores, além de garantir a sobrevivência da raça, desmistifica a criação do animal. “São criadores que o fazem por amor à raça, e que se não houver a legalidade no que tange à criação desses animais a extinção dessa espécie será inevitável. Como defensores do meio ambiente, as pessoas que criam o Mura acreditam ser de extrema importância a preservação de todas as espécies de animais, ressaltando ainda sua importância para o setor agroindustrial relacionado ao mercado de frangos de corte”, destaca o deputado.

Origem

De acordo com o estudo “Manual de criação e manejo: Mura”, o Brasil recebeu as primeiras aves de raças combatentes logo no início de sua colonização. Esses animais foram trazidos pelos portugueses e eram originários da Índia, portanto aqui chegaram há mais de 500 anos, difundindo-se por todo o território brasileiro justamente por serem aves rústicas, de extrema resistência e adaptabilidade aos diferentes climas do nosso País de dimensões continentais.

Paralelamente à criação caseira para ovos e carne, essas aves também eram utilizadas em combates para o entretenimento dos nobres da corte e do povo. Logo se estabeleceu uma seleção relacionada às competições. Passou-se, então, a selecionar os animais mais fortes e com maior potencial genético de transmissão.

Assim, como o próprio povo iniciou a criação de uma espécie única, resultado, pois, da mistura de várias raças combatentes, tais como o aseel indiano, o shamo japonês, o combatente inglês e o bankiva asiático. Do cruzamento de todas essas raças que eram trazidas e importadas pelos criadores, originou-se uma ave genuinamente nacional, a qual ficou conhecida como “raça Mura”, o verdadeiro galo combatente nacional.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA