O projeto de lei nº 1805, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), propõe instituir o mês Estadual Abril Laranja, dedicado à campanha de adoção e de prevenção à crueldade contra os animais.
“A cor laranja foi escolhida pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra Animais (ASPCA), importante entidade internacional de proteção animal, para representar o Mês da Prevenção a Crueldade contra os Animais em todo o mundo. Um mês para as pessoas refletirem sobre a situação degradante em que muitos animais são submetidos, muitas vezes, por toda a vida, sofrendo tortura, abuso e exploração”, coloca o parlamentar em sua justificativa.
Peixoto pontua que a tortura contra animais é uma prática que não pode mais ser tolerada. Ele coloca que os animas domésticos nas mãos dos seres humanos tornam-se alvos fáceis e vulneráveis. “Acreditamos que a conscientização para o repúdio a tais práticas somente poderá se dar por meio da educação social. Assim, a presente propositura tem como principais objetivos a instituição do mês Abril Laranja voltado à promoção de feiras de adoção, bem como para a realização de workshops palestras por todo o Estado de Goiás.”
O deputado afirma defender que o ser humano deve conviver harmoniosamente com os animais, tendo em vista estes merecerem nossa total dedicação e respeito, com especial atenção aos animais domésticos, como os cães e os gatos, levando-se em conta que os bichinhos são ameaçados constantemente, em virtude da proximidade com que convivem com os seres humanos, sendo assim mais vulneráveis às perversidades e crueldades.
“Os animais não possuem meios de se defender, não sendo capaz de procurar os seus direitos. A única maneira para que tais crimes sejam evitados, assim, é o empenho da sociedade, que não deve aceitar tamanha barbaridade, impedindo energicamente sua ocorrência e, caso que não seja possível impedir, é imprescindível que se denuncie, pois é inadmissível a inércia da sociedade, assistindo a covardia dos que cometem esses crimes”, diz o emedebista.
E conclui: “Reforçamos que o empenho na luta pela proteção aos animais deve ser constante e por tais razões conclamamos a todos os colegas deputados e deputadas para que votem favoravelmente à proposição ora apresentada”.