Quem mora ou mesmo visita Goiânia de vez em quando, com certeza conhece a Praça do Bandeirante, no encontro das Avenidas Anhanguera e Goiás, no Centro da capital. Mas o que muita gente, inclusive os goianienses, não sabe é que o nome oficial da praça é Attílio Correia Lima. Essa informação está na postagem dessa semana da campanha “Por Trás do Nome”, publicada nas redes sociais da Alego.
O nome popular se deve ao Monumento ao Bandeirante, a estátua que fica na praça e faz uma homenagem, atualmente bem polêmica, aos desbravadores do interior do Brasil, no século XVIII.
Porém, o nome oficial da praça é uma homenagem ao engenheiro-arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, criador do plano urbanístico original de Goiânia. Com influência da escola francesa de urbanismo do início do século 20, Attilio tem a planta urbanística de Goiânia como um de seus mais famosos trabalhos.
Alguns dizem que o desenho formado na região central pela Praça Cívica e as avenidas Araguaia, Goiás, Tocantins e Paranaíba seria uma representação do manto de Nossa Senhora Aparecida, mas a tese mais defendida pelos estudiosos é de que a intenção do arquiteto era ter a Praça Cívica como ponto principal, sendo o centro administrativo. Abaixo deste espaço radiocêntrico, um arruamento em forma de triângulo, que demarcava o sítio onde a nova capital deveria ser construída.
A série “Por trás do nome” é desenvolvida pela seção de Publicidade, Imagem e Identidade Corporativa da Assembleia Legislativa nas redes sociais da Casa. A série conta a história das personalidades que dão nome às ruas, prédios e monumentos em Goiás. Toda semana tem um local novo e muitas curiosidades que muito goiano, não conhece.