Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação sobre os acessos ao site da Assembleia Legislativa, durante o mês de setembro de 2020, aponta o recebimento de 49.145 visitas. Ao todo, 60,23% dessas visitas foram de visitantes novos. A relação também mostra que o portal teve um total de 115.118 páginas visualizadas.
O perfil institucional de cada parlamentar, o qual contém as informações de contatos, perfil bibliográfico, links para as notícias produzidas pela assessoria de imprensa, entre outras informações relevantes, recebeu 28,38% do total de acessos do mês. Ou seja, as páginas dos 41 parlamentares estaduais registraram, juntas, 13.951 visitas.
O deputado que teve mais acessos nesse período foi o Delegado Eduardo Prado (DC), que contabilizou 264 visitas à sua página no portal da Casa de Leis. O segundo, terceiro, quarto e quinto lugares no ranking de acessos são ocupados, respectivamente, pelos parlamentares Coronel Adailton (Progressistas), 235 acessos; Cairo Salim (Pros), 235 acessos; Bruno Peixoto (MDB), 218 acessos; e Allysson Lima (Solidariedade), 200 acessos.
Em setembro de 2020, um total de 14 serviços disponíveis na seção de Transparência somou 14.437 visitas recebidas. São eles: processos, despesas com pessoal, diários, verba indenizatória, execução orçamentária, contratos e convênios, licitações, gestão fiscal, diárias, orçamento, sessões legislativas, programas e ações, requerimentos, expedientes e despesas com veículos.
O balanço divulgado pela Diretoria de TI também listou as cinco notícias mais acessadas do mês. Foram registrados 4.673 cliques em matérias institucionais relativas aos seguintes assuntos: declaração de luto pelo falecimento do ex-deputado Antônio de Jesus Dias; aprovação da isenção de ICMS na aquisição de arma de fogo; declaração de luto pelo falecimento do ex-deputado Clarismar Fernandes; e aprovação de pena mais dura para postos de combustíveis que utilizam bombas adulteradas.
Com os entraves decorrentes da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o site da Alego tem se firmado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados estaduais. A Mesa Diretora da Casa, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSB), se dedica, cada vez mais, a fazer com que o site seja um canal disseminador de informações valiosas para o público, no que diz respeito à apresentação e tramitação de projetos de lei, atividades parlamentares diversas, entre outras ações, no âmbito do Parlamento estadual.
O diretor de Comunicação da Alego, André Luiz Furquim, destaca que as informações disponíveis no portal oficial da Casa são fruto de um esforço constante de aproximar à sociedade do Parlamento Goiano e reúnem uma enorme quantidade de dados e atualizações sobre o trabalho legislativo. “É um canal onde a população pode, inclusive, acompanhar as atividades em tempo real e saber praticamente tudo o que passa e acontece dentro da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás”, disse.
Frederyco Melo, secretário municipal de Finanças de Abadiânia-GO, é um dos milhares de usuários que acessam o Portal da Alego diariamente em busca de informações que, segundo ele, colaboram com o trabalho nas prefeituras. “É um canal muito importante que permite que aqui da prefeitura eu possa acompanhar a tramitação de projetos de interesse do nosso município sem a necessidade de nos deslocarmos à Capital”, aponta.
Ele explica, ainda, que informações de contato de deputados e acompanhamento do trabalho desses em prol do município de Abadiânia, cópias de projetos de lei em tramitação ou aprovados, informações sobre audiências públicas e cursos de interesse da sociedade e de servidores municipais, são outras funções do Portal da Alego constantemente acessadas por ele.
“Quando acesso o Portal da Assembleia eu consigo telefone de todos os gabinetes de deputados. Também posso fazer a impressão aqui do meu gabinete dos projetos de lei com todas as informações de encaminhamentos de tramitação, e consigo detalhes sobre atividades do Parlamento goiano que possam ser de nosso interesse, permitindo assim o envio de representantes para a participação em cursos e audiências públicas, entre outras atividades. É uma ferramenta muito completa que facilita e valoriza o nosso trabalho aqui no interior”, finaliza o secretário municipal.