InícioPOLÍTICA GOPorta de entrada para a maior ilha fluvial do mundo, São...

Porta de entrada para a maior ilha fluvial do mundo, São Miguel do Araguaia é destaque da campanha Isso é Goiás


Os encantos do mais famoso rio goiano na cidade de São Miguel do Araguaia, a 483 quilômetros de Goiânia, são destaques na postagem dessa semana nas redes sociais da Assembleia Legislativa (Alego).

A campanha Isso é Goiás, que vem mostrando a riqueza natural e cultural do nosso estado, revela que o nome do município é uma homenagem a São Miguel Arcanjo e, claro, ao rio, que atrai milhares de turistas todos os anos ao pequeno distrito de Luiz Alves.

Rico na produção agrícola, o município chegou a ser conhecido como a capital do arroz no estado, mas tem também uma pecuária forte. Na praça central ocorrem eventos artísticos e culturais, como a Cultuarte e a Feira de Encontro de Culturas, onde são expostos artesanatos, comidas típicas e música regional.

Outro evento tradicional em São Miguel do Araguaia é a Cavalgada Ecológica, realizada em parceria entre os moradores e fazendeiros do local. Os cavaleiros partem da sede do município e seguem para o famoso distrito às margens do Araguaia.

E apesar desses outros atrativos, não restam dúvidas de que é Luiz Alves o destino da maioria dos visitantes, principalmente no período entre junho e setembro, quando as águas do rio baixam, em função da estiagem, revelando lindas praias de areia branca e macia.

O mês de julho é o ápice da “Temporada do Araguaia”, quando são realizadas diversas programações esportivas, camping, shows e outros eventos na extensa faixa de areia. Amantes da pesca também são frequentadores da cidade, em busca de cardumes de diferentes espécies existentes no Araguaia, além do distrito estar em um ponto considerado como o paraíso do pescador, por estar próximo do acesso ao Lagoão, à barra do rio Crixás-Açu e à região do rio Cristalino. Isso sem falar que o porto de Luiz Alves é o ponto de acesso à Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo. 

Se por enquanto o melhor é ficar em casa para se proteger do novo coronavírus, você pode viajar pelo nosso estado, nas redes sociais da Alego. Todo domingo tem postagem e, sem exagero, é cada lugar mais bonito e interessante que o outro.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA