InícioPOLÍTICA GOPor trás do nome

Por trás do nome


Mesmo quem não acompanha com muito proximidade o futebol, certamente já ouviu falar do estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, ou simplesmente, o OBA, o estádio do Vila Nova Futebol Clube. Mas pouca gente, mesmo o público mais fiel do esporte, sabe quem foi o homem homenageado pelo clube.  

E a homenagem é justa. Onésio Brasileiro Alvarenga é considerado um dos responsáveis pela profissionalização do “Tigrão”. Chegou ao clube, quando ele ainda nem se chamava Vila Nova. Na época, o time criado pelo Padre José Balestiere, como instrumento de integração e diversão para a população de uma Goiânia ainda nos seus primeiros anos de vida, se chamava Araguaia Futebol Clube. O goleiro Onésio veio de Ituiutaba, Minas Gerais, para reforçar a equipe. 

Nos gramados não chegou a ser um grande destaque (chegou até a jogar no grande rival do Vila Nova, o Goiás Esporte Clube), mas fora deles fez a diferença e ajudou a colocar o Vila entre os grandes clubes do futebol goiano. Foi ele que trouxe para o Vila Nova nomes que ajudaram a equipe e conseguir o tricampeonato goiano, conquistado nos anos de 1961, 1962 e 1963. Onésio Brasileiro Alvarenga montou o time com jogadores, que principalmente os torcedores mais antigos, ainda se lembram, como Tido, Donato, Pedrinho e Paulinho Benga.

Depois da conquista inédita do tricampeonato, os dirigentes do clube decidiram pela homenagem e passaram o nome do estádio para Onésio Brasileiro Alvarenga. Além de ter trazido jogadores do Ituiutaba e montado o time, ele próprio atuou como goleiro da equipe, que entrou para a história do Vila Nova e do futebol goiano.

Reforma

Em 2015, o OBA passou por uma grande reforma, com capacidade de público aumentada para comportar mais de 11 mil pessoas e a troca do sistema de irrigação do gramado, entre outras obras, o que possibilitou a volta de disputas da série B na Toca do Tigrão.

A pandemia do novo coronavírus esvaziou as arquibancadas do estádio e impossibilitou a torcida de acompanhar de perto as conquistas do Vila Nova da última temporada. Nesse momento, a nação colorada torce também para que o Tigrão siga na boa fase em que se encontra, para dar mais alegria aos vilanovenses, assim que puderem voltar a vibrar no OBA.

A história de Onésio Brasileiro Alvarenga é mais uma contada pela série “Por Trás do Nome”, publicada semanalmente nas redes sociais da Alego. A campanha mostra quem são as pessoas que dão nome à monumentos e logradouros do nosso estado e porque elas mereceram a homenagem.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA