InícioPOLÍTICA GOPlenário aprova em 1ª fase matéria que propõe transferência do custeio do...

Plenário aprova em 1ª fase matéria que propõe transferência do custeio do subsídio do Transporte Cidadão


Aprovada pelo Plenário do Legislativo goiano, por 26 votos favoráveis e nenhum contrário, a proposição de nº 4428/20, encaminhada à Alego pelo Governo estadual. O texto em questão propõe alterações na legislação que instituiu o Transporte Cidadão, destinado a oferecer subsídio financeiro aos usuários da linha 001 do Eixo Anhanguera, pertencente à Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC).

Aprovada em primeira fase, na sessão ordinária híbrida dessa terça-feira, 13, durante votação da Ordem do Dia, a matéria precisa passar por mais uma fase de aprovação do Plenário da Alego para que esteja apta a ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Objetivo do projeto

Propõe-se modificação no artigo 2º da Lei nº 15.047, de 29 de dezembro de 2004, transferindo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) a responsabilidade pelo custeio do subsídio financeiro aos usuários do programa.

De acordo com a redação do projeto, o objetivo é compatibilizar a situação com a reorganização administrativa do Poder Executivo estadual, implantada pela Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019, que trouxe uma nova configuração das competências aos órgãos e entidades.

Na justificativa da proposta, a Secretaria do Meio Ambiente esclarece que o financiamento parcial da prestação do serviço de transporte coletivo urbano de passageiros na região Metropolitana de Goiânia, materializado no subsídio criado pela legislação de 2004, é tema atualmente afeto à formulação da política estadual de desenvolvimento da região Metropolitana de Goiânia e sua execução direta e indireta, especialmente no que diz respeito ao serviço de transporte coletivo urbano de passageiros. Inclusive, o acompanhamento, o controle e a fiscalização da sua qualidade são de competência da Sedi, nos termos da lei de 2019.

 

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA