O deputado estadual Paulo Trabalho (PSL) foi o terceiro parlamentar a discursar no Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), desta quinta-feira, 10. Da tribuna, ele voltou a reivindicar a transferência de uma criança de um ano e seis meses, portadora de Atrofia Muscular Espinhal (AME), que se encontra internada no Hospital de Urgências de Santa Helena de Goiás (Hurso) para uma unidade pública de saúde em Goiânia. Essa semana o deputado já havia tratado do assunto.
O parlamentar apelou ao governador Ronaldo Caiado (DEM) e ao secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, para viabilizar a transferência, vez que, segundo ele, a família da paciente mora em Goiânia e enfrenta dificuldades para cuidar da filha que, desde o nascimento, está em uma UTI pediátrica do Hurso. “Ela precisa tomar os medicamentos antes dos dois anos. Façam alguma coisa, enquanto é tempo”, reivindicou.
Paulo Trabalho ainda mencionou decisão recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em reduzir em cerca de 10% o valor do medicamento Zolgensma, que custa em torno de R$ 12 milhões, considerado o remédio mais caro do mundo. Segundo Paulo Trabalho, a criança de nome Luana com AME vai necessitar usar o medicamento a partir dos dois anos de idade.