De autoria do deputado Diego Sorgatto (DEM), começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto que obriga a instalação de aparelho de ginástica adaptado ao uso exclusivo por pessoas com deficiência física, nas academias ao ar livre de parques e locais públicos.
De acordo com a propositura, protocolada como processo nº 2636/20, fica estabelecido que onde forem instaladas academias comunitárias em parques, praças e demais espaços públicos deverá haver, no mínimo, um equipamento de ginástica adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.
“A deficiência é considerada a soma das barreiras físicas ou econômicas e sociais impostas pelo ambiente. Ou seja, as limitações de uma pessoa dependem do meio em que ela vive. A sociedade precisa compreender, se adaptar e se preparar para acolher as diferenças e aprender com elas. Contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva é torná-Ia mais justa, solidária, receptiva e preparada para acolher e compreender as diferenças”, discorre o deputado em suas justificativas.
Sorgatto ressalta que o acesso à cultura, à prática de esportes e aos momentos de lazer são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa. “Dessa forma, esse projeto busca a inclusão social, que é um importante meio de empoderamento de pessoas com deficiência física”, enfatiza o parlamentar.
O projeto encontra-se em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, aguardando o parecer do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania).