Profissionais de saúde que trabalham na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus (covid-19) têm tido dificuldade de acesso a exames e assistências nos casos de suspeita de contágio pelo vírus. Sabedor desse problema, o deputado Júlio Pina (PRTB) apresentou o projeto de lei ordinária n° 3959/20, com o propósito de criar centros regionais de atenção e assistência exclusiva a profissionais de saúde.
De acordo com o texto, a implantação tem como objetivo oferecer atendimento especializado a todos os profissionais da rede pública e privada de saúde que estão em situação de exposição e vulnerabilidade, causadas pela pandemia e que encontram dificuldades para atendimento nos casos de terem sido, também, contaminados.
Em sua justificativa o autor ressalta que o objetivo é oferecer assistência especializada e eficiente a todos os servidores da saúde que prestam serviços em UTIs, Postos de Saúde e UPAs da rede pública e privada.
O objetivo principal é requerer a implantação de centros regionais de atenção e assistência exclusiva aos profissionais de saúde que atendem em hospitais públicos ou privativos, UTls, Postos de Saúde e UPAs, com atendimento médico especializado, equipamentos ambulatoriais, exames de diagnóstico da infecção pela Sars COV 2 (Covid 19), acesso a tomografias de tórax e assistência psicológica”, justifica o caput.
A matéria chegou à Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJ), no último dia 3 e deve ser incluída na pauta de votação nesta semana.