InícioPOLÍTICA GOJeferson Rodrigues quer reforçar conscientização para combater violência contra idoso

Jeferson Rodrigues quer reforçar conscientização para combater violência contra idoso


Projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), sob o nº 5750/19, propõe incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do estado, o mês de Conscientização e de Prevenção contra a Violência à Pessoa Idosa, a ser celebrado, anualmente, em junho. A proposição é de iniciativa do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos).

“A presente proposição tem por objetivo sensibilizar, conscientizar e prevenir a violência contra a pessoa idosa, pois é de conhecimento de todos que a população com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que todos os outros grupos etários e que, com isso, houve um acréscimo no número de denúncias de violência contra os idosos”, coloca o parlamentar, na justificativa da matéria.

Rodrigues salienta que, conforme informações apresentadas pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o número de denúncias de violência contra idosos no Brasil aumentou 13% em comparação com o ano de 2017. De acordo com a pasta, o Disque 100, um serviço federal, recebeu mais de 37 mil denúncias, das quais: 38% foram sobre negligência; 26% relativas à violência psicológica (xingamentos e humilhação, por exemplo); cerca de 20% referentes a abusos financeiros e patrimoniais (como ficar com a aposentadoria ou destruir bens do idoso); e 12% sobre violência física.

Em suas considerações finais, o deputado enfatiza que, se aprovada pela Alego e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), a iniciativa em questão proporcionará à família, à sociedade e às entidades governamentais e não governamentais o conhecimento, perspectiva e clareza de medidas para combater a violência contra o idoso. Em razão disso, conclama seus colegas parlamentares a votarem pela aprovação da propositura.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA