InícioPOLÍTICA GOJeferson Rodrigues quer obrigatoriedade da tradução simultânea para Libras em escolas e...

Jeferson Rodrigues quer obrigatoriedade da tradução simultânea para Libras em escolas e faculdades


.

Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o projeto nº 3501/20, que determina a implantação de tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), nas escolas e faculdades, públicas e privadas, do Estado de Goiás. A propositura é de autoria do deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos).

Segundo a proposta, estatísticas do IBGE mostram que em Goiás são 55.658 pessoas com dificuldades auditivas, sendo só em Goiânia 27 mil pessoas. O texto ressalta ainda que essa atividade exige estratégias mentais na arte de transferir o contexto externo do que é apresentado, viabilizando a participação do surdo e mudo em todas as situações do cotidiano. 

O parlamentar destaca que a obrigatoriedade de um intérprete de Libras em todas as escolas, faculdades e universidades públicas e privadas no Estado de Goiás, é um passo importante para a construção de uma sociedade efetivamente mais justa e solidária.

‘‘Respeitar os deficientes é ter toda uma série de cuidados para que eles não sejam excluídos do nosso convívio, e a acessibilidade faz parte desse respeito que devemos ter para com eles, significa dar, a essas pessoas, o acesso aos mesmos bens e serviços disponíveis para com os demais cidadãos. Sendo dever do poder público utilizar de mecanismos que possam inseri-los na sociedade’’, afirma.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA