Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) os projetos nº 4308/20 e 4309/20, ambos de autoria do parlamentar Jeferson Rodrigues (Republicanos). O primeiro trata sobre a criação do Dia Estadual de Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa e o segundo institui o Dia Estadual do Idoso.
O Dia Estadual de Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa será lembrado anualmente no dia 15 de junho. Já o Dia Estadual do Idoso terá sua celebração no dia 1º de outubro todo ano em Goiás.
De acordo com Jeferson, a intenção das propostas é de “levar atendimento na área da saúde e humanização para idosos e promover campanhas e eventos de prevenção de doenças que afetam a terceira idade”.
Além disso, no que tangue ao combate à violência, ele relata que o Disque Direitos Humanos, conhecido como Disque 100, recebeu, somente no ano de 2018, exatos 37.454 denúncias de violações contra a pessoa idosa. “Com o advento da pandemia da covid-19, esse número vem aumentando, e o principal motivo é justamente o isolamento social, onde o agressor, na maioria das vezes, é morador da mesma residência que a pessoa idosa”, citou ainda.
“Um país que não valoriza àqueles que ajudaram a construir a história, nunca será um país com um futuro desenvolvido”, sustentou Jeferson.
As propostas estão sob avaliação na Secretaria de Apoio Legislativo da Casa de Leis goiana.