Lagos piscosos, cachoeiras, trilhas e até uma praia artificial. Isso é Minaçu, cidade mostrada essa semana em campanha publicada nas redes sociais da Assembleia Legislativa de Goiás, por meio da campanha “Isso é Goiás”.
A pequena Minaçu, no extremo Norte goiano, apesar de encravada no interior de Goiás, é uma cidade que abriga empreendimentos que influenciam a economia de todo o Brasil e também rendem negócios com outros países. É que as usinas hidrelétricas de Cana Brava e de Serra da Mesa, que geram energia elétrica distribuída para diversas regiões, estão sediadas no município.
O surgimento da cidade está ligada à chegada de uma grande mineradora na região. O crescimento do povoado, que se formou em volta do parque empresarial, levou à emancipação política de Minaçu, em 1976. O nome da cidade é indígena e significa Mina Grande, na língua tupi-guarani.
Anos depois, a cidade, que pertence à bacia do Rio Tocantins, foi “redescoberta” com a construção das usinas hidrelétricas, que formaram lagos artificiais e estimularam o turismo no município. O lago de Cana Brava é uma das principais atrações turísticas de Minaçu. Na bacia foi construída uma ilha artificial com direito à praia, quiosques e propriedades particulares de ranchos, hotel e fazendas, numa faixa de lago que se estende por mais de 80 quilômetros.
Já o reservatório de Serra da Mesa, que tem uma parte no município, é o maior do Brasil em volume de água, com 54,4 bilhões de m³ e uma área de 1.784 km². É uma das regiões preferidas para a pesca esportiva de peixes como o Tucunaré, espécie muito apreciada por pescadores de iscas artificiais.
Quer atrativos mais radicais? Minaçu tem também. Nos arredores do aglomerado urbano, cachoeiras, trilhas e grutas são opções para quem gosta do turismo de exploração da natureza. Entre as quedas d’água, algumas chamam a atenção: a cachoeira do Jorge tem várias piscinas naturais de água cristalina e algumas quedas sobre as rochas. O acesso não é muito fácil, mas as belas paisagens compensam as dificuldades do caminho. Já a cachoeira do Lajeado é um lugar perfeito para descansar sem fazer muito esforço, uma vez que o local fica mais perto da cidade e o acesso é mais fácil. Além disso, as quedas não são muito altas e a água não é muito fria, o que garante banhos revigorantes. E tem ainda a curiosa cachoeira do Rasga Bunda, onde é possível escorregar pelas pedras… mas isso é para os mais corajosos! Uma recomendação é visitar as cachoeiras sempre acompanhado de um guia turístico, que vai garantir mais segurança e tranquilidade ao passeio.
Para quem está na cidade e ainda com tempo e disponibilidade para conhecer ou retornar a lugares tão ou mais bonitos que os já vistos em Minaçu, o município está a apenas uma hora da Chapada dos Veadeiros. Vale a pena a esticadinha.
Você, que acompanha as redes sociais da Alego, já sabe: todo domingo tem postagem nova da campanha Isso é Goiás. Se você ainda não segue, sugiro que acesse e viaje por Goiás, sem sair de casa!