Alunos e professores da rede pública estadual de ensino de Goiás, nas zonas rurais e povoados, poderão obter acesso gratuito à internet banda larga durante o período em que estiverem suspensas aulas presenciais em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus. Isso deve ocorrer se o projeto nº 3082/20 for aprovado pelo Plenário da Casa de Leis goiana. A autoria da proposta é do deputado Helio de Sousa (PSDB).
Ele explica que mídia televisiva e impressa tem noticiado, frequentemente, as dificuldades enfrentadas pelos estudantes para acompanhar aulas virtuais e manter um ritmo de estudos. “Essa situação ocorre, não somente em razão da baixa renda de muitas famílias, mas também porque, em alguns locais, não existe acesso aos recursos de telecomunicações apropriados”, afirma Helio de Sousa.
Ademais, para ele, isso gera “desigualdade tal que dificulta o acesso à educação, cuja garantia tem status constitucional, neste momento de pandemia, prejudicando as oportunidades de estudo e de emprego.”
A proposta foi encaminhada à Secretaria de Apoio Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).